terça-feira, 23 de novembro de 2010

VALORES DA CONSCIÊNCIA NEGRA



VALORES DA CONSCIÊNCIA NEGRA


No dia dedicado a reflexão sobre o negro na sociedade brasileira, 20 de novembro, bom mesmo é lembrar de pessoas valorosas, relevantes na história por sua atuação social e consciência de seu papel como cidadão.
A data coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmeres. Símbolo de resistência do negro a escravidão, Zumbi deixou o legado dessa luta pela liberdade impresso, mais tarde, na atitude libertária de outras tantas pessoas valorosas. Por séculos, eles lutaram pela liberdade, embate que ainda é constante em nossa história.
Luiz Gama, negro, brasileiro, que viveu entre 1830 e 1882, é um desses valores, vulto histórico que, assim como Zumbi, deveria ser sempre lembrado. Nasceu livre, filho de um fidalgo português com uma africana liberta. Sua mãe, militante da Revolta do Malês, em 1835 partiu. Estava envolvida na luta pela liberdade e ameaçada como todo negro da época nesta condição. Deixou aos cuidados do pai seu filho, sem saber que, mais tarde, seu marido o venderia ilegalmente como escravo.
O menino Luiz, com dez anos, vendido, partiu da Bahia para ser negociado como mercadoria. Como cativo, passou pelo Rio de Janeiro até aportar em São Paulo onde trabalhou em uma fazenda até completar dezessete anos. Foi um hóspede da fazenda que, ao tornar-se seu amigo, o apresentou as letras. Ensinou o rapaz a ler a escrever e a saber conjudar o verbo liberdade. Esse foi seu passaporte para um longo caminho, pois lendo soube da ilegalidade de sua condição e lutou por justiça.
Livre, criou asas e foi em busca de sua vida roubada pelo cativerio. Alistou-se, foi militar graduado, frequentou como ouvinte o curso de Direito e tornou-se jornalista de renome.
Instruído, foi feroz líder abolicionista e passou a defender a liberdade dos cativos, com as informações que colheu nos estudos do Direito e a retórica convincente do discurso jornalístico. Sozinho, foi responsável pela libertação de cerca de mil cativos.
Luiz Gama é um dos valores que o dia da Consciência Negra nos traz à tona, como símbolo da noção dos direitos que temos e que só a cultura nos dá. Libertos pela lucidez.

Cathia Abreu é jornalista e trabalha na revista Ciência Hoje das Crianças, veículo de divulgação científica para crianças de 8 a 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog