sábado, 14 de janeiro de 2012

A BEBIDA GELADA

—Rospo!
—Sapabela! Minha linda.
—Novidade, Rospo?
—Assisti a um vídeo de uma Rede Social.
—Fale.
—Induz à busca de parceiros, namorados...
—Isso é mau?
—Naturalmente que não. Mas também poderiam pôr no ar um vídeo que mostrasse os que entram na Rede para difundir a poesia, a literatura, aos que querem encontrar os parceiros literários, os que se interessam pelo intercâmbio cultural. Causou-me a impressão de que é só isso: Você encontrar um namorado. Certamente muitos sapos têm como interesse maior encontrar sapos que apreciam a literatura, não um parceiro para namorar.
—Entendo perfeitamente. Rospo. Preciso falar algo: um amigo meu postou no mural dele foto de ele e uns amigos tomando a bebida gelada.
—Também gosto, Sapabela.
—Não é isso, Rospo! É que fiquei curiosa.
—Já nasceu curiosa.
—Um minuto de propaganda da bebida gelada na TV custa milhões de $$$...
—Sim?
—Está certo que postar fotos tomando a bebida pode causar uma sensação de liberdade, pode também simbolizar momentos de felicidade, ou de alegria autêntica... Beber quer dizer: "Sou Feliz!"
—Sapabela, pare de ser irônica e vá direto ao que quer dizer!...
—Pois então, o meu amigo faz propaganda da bebida gelada de graça.
—Não diga!
—Logo ele, que precisa tanto de dinheiro! Acredite: na foto os rótulos das garrafas e das latinhas aparecem. Estão em destaque, surgem em primeiro plano.
—Interessante.
—Sempre me  comovo vendo meus amigos suspenderem copos e jarras de bebida gelada. Fico pensando: "Como são felizes! Estão bebendo! Comemorando a liberdade. Isso sim é felicidade!"
— Acordou engraçadinha hoje. Não é nada disso, Sapabela. Os sapos bebem apenas para se distrair... É apenas um momento de relax. Alguma coisa tipo: "Relaxe e goze!". Nada tenho contra a bebida.
—Nem eu, Rospo. Quero mais é que meu amigo beba e encha o Face dele de fotos da bebida, mas o que eu quis dizer é... Adoro ver sapos erguendo taças e copos, isso deve ser um fetiche...
—Sei o que quis dizer, Sapabela. Estou brincando com você.   Aproveito e a convido para...
—Aceito!
—Então, vamos.
—Sem fotos, Rospo, por favor.
—Sapabela, não me faça, ou melhor, faça-me rir. Estou procurando uma peça de teatro para assistir aqui na cidade.
—Gosta de labirinto, não é?
—Vamos! O Sol está bom demais.
—Verdade!  Ele encontrou uma brecha no verão.
—Sapabela. Adoro Janeiro: o Mês Universal da Amizade.
— Chegamos. É a nossa primeira bebida gelada do ano. Viva!
—É assim: no verão, a gelada; no inverno, a bebida de uva; e durante o ano, sorvete! Lembrei de algo: certa tarde passeava de carro com um amigo que morava em Santos.  Ao contemplar o esplendor do azul no encontro do céu com o mar, e  a maresia de alegria no ar, ele comentou: "A Filosofia não é necessária!".
—Interessante, Rospo, interessante...


HISTÓRIAS DO ROSPO 2012 — 763

Marciano Vasques

Um comentário:

  1. Hola:
    ¡Como disfruto con vuestros amenos diálogos Rospo y Sapabela, sois encantadores!.
    Beijos desde valencia, Montserrat

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog