domingo, 12 de agosto de 2012

ALMAS MOVEDIÇAS




ALMAS MOVEDIÇAS




Sapabela encontra uma amiga.
Olá, amiga! Que noite bela de domingo.
Acabou, Sapabela. Só penso no amanhã. Ter que acordar cedo, trabalhar. Domingo à noite é melancólico, triste. Não suporto. Já tem o cheiro da segunda-feira...
Movediça.
E você, como vai?
Tive um dia produtivo...
Passei pelo seu portão e a vi lendo um livro, na varanda... Depois, voltei, e estava no jardim, acariciando uma flor... Então, deve ter sido produtiva em outros momentos...
Movediça.
E seu amigo, o Rospo?
—Está feliz. Lançará um livro na Bienal... Eu irei... E você?
Não poderei ir, seja o dia que for... Tenho lá eu tempo para Bienal? Além do mais, depois compro o livro dele.
Movediça.
Sabe aquela nossa amiga, a Colibrã?
—O que tem ela?
—Comprou um vestido novo, amarelo, todo cheio de “Babados” e está desfilando pelo vilabrejo... Pode? Vá ser metida assim na casa do Chapéu, se é que o chapéu tem onde morar...
Movediça...
O que está acontecendo, Sapabela? Cada vez que falo você diz: movediça... Está afundando em alguma areia movediça?
Eu não, querida. Estou ´pensando num romance chamado “Almas Movediças”...
Por acaso vai virar escritora? Falando nisso, o seu amigo Rospo, ele só escreve ou também trabalha?
—Movediça.
Pronto, só podia ser amiga daquele maluco. Explique esse negócio de “Movediça”...
Nossa alma pode ser como areia movediça, querida, e cada frase que pronunciamos, cada sentimento triste, de inveja e coisa assim, vamos nos afundando, quer dizer, vamos nos afundando na própria areia movediça que carregamos em nós... Somos o resultado de nossos pensamentos e de nossos quereres... Podemos edificar jardins ou areia movediça...
Está dizendo que tenho em mim uma alma movediça?
—Eu? Imagina. Você mesmo o disse, e diz, a cada frase, cada vez que externa seus pântanos...
Sapabela, estou decepcionada com você, pensei que fosse minha amiga...
E sou, mas não posso afundar junto.



HISTÓRIAS DO ROSPO  2012  — 810

Marciano Vasques






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog