sábado, 1 de setembro de 2012

O ISQUEIRO DA VIDA


O ISQUEIRO DA VIDA


Sábado, na padaria Rubi, alguns encontros só produzem conversa boa.
—Sapabela, ainda bem que você veio.
—Rospo, o dia em que eu recusar um convite para uma conversa...
—Mas às vezes não tem tempo.
—Na verdade, penso que não tenho nada, mas uma sapa sabe se reinventar e inventar o seu próprio tempo. Além do mais, a manhã estava um pouco nublada e resolvi fazer uma conversão para essa conversa.
—Fez bem... Ontem, a lua estava um esplendor. Ela tomou para si a claridade urgente...
—Sim, um átimo de atenção para o luar pode modificar o rumo de uma vida... E você, Rospo?
—O que tem eu?
—Sente-se a vela do mundo?
—Apenas velo pela beleza do mundo, Sapabela. Mas não me sinto vela nem lampião...
—Nem lanterna?
—Sei não, nunca pensei essas coisas, Sapabela. O que sei é que todos nós, cada qual, deve ser responsável pelos viajantes...
—Um farol!
—Eu? Bondade sua.
—Sempre o considerei uma vela votiva, que não se extingue jamais, porém, hoje, que estou de mar, reparo que você é um farol... E bem sabe, nasci para reparar...
—Agradeço, Sapabela, mas nada sou...
—Sem apelo socrático, por favor!
—E você, minha linda...?
—Eu, o que tem eu?
—Está linda nessa saia azul, mas, por acaso se sente também uma emissão de luz orientadora dos viajantes?
—Não! Na verdade, sou apenas o isqueiro da vida...
—Isqueiro?
—Sim...
—Se tocar?
—Faísca, Rospo.
—É?
—Acendo. Sou assim mesmo. Estou mais para isqueiro. Apertou, acendeu... Faísca, relâmpago: adoro essas comunhões...
—Interessante, Sapabela. Um farol está lá na imensidão azul sinalizando, uma vela vai consumindo a sua chama, mas você busca a imagem do isqueiro. É mesmo assim, relampejante?
—Desde sempre. Quando eu era uma sapinha, mal o dia raiava e os primeiros raios solares tocavam em mim, já me acendia para os quintais e para a alegria de ser...
—Só falta agora o licor de anis... Posso pedir?
—Não pediu ainda?
—Yupiiii!


HISTÓRIAS DO ROSPO 2012 — 814

Marciano Vasques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog